publicidadespot_img
21.3 C
Jundiaí
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

Fevereiro terá eclipse solar no próximo dia 17

Para os curiosos por eventos astronômicos, está chegando uma data importante. Na próxima terça-feira (17), parte da Terra presenciará o primeiro eclipse solar do ano. O fenômeno, um eclipse solar anular, chama atenção por criar um dos efeitos visuais mais chamativos da astronomia, sendo também conhecido como anel de fogo.

Ele só poderá ser observado de forma total em regiões afastadas da Antártida. Algumas partes da África e da América do Sul conseguirão ver apenas o anel de fogo parcialmente. De acordo com o Observatório Nacional, instituto vinculado ao Ministério da Ciência, o eclipse não será visível no Brasil.

Quando a Lua fica alinhada entre o Sol e a Terra, mas em um ponto mais distante de sua órbita em relação ao nosso planeta, ocorre um eclipse solar anular. A posição causa um efeito que bloqueia totalmente ou parcialmente a luz solar, criando um “anel de fogo” ao redor da silhueta do satélite natural.

Quem estiver em localidades onde o eclipse poderá ser avistado precisa tomar alguns cuidados durante a observação, já que o fenômeno envolve diretamente a participação do Sol.

Um novo evento com a mesma magnitude só ocorrerá novamente em 2027. A estimativa dos especialistas é que o próximo anel de fogo aconteça em 6 de fevereiro do ano que vem, com este sendo visível aos brasileiros.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta