A Prefeitura de Jundiaí em parceria com a PUC-Campinas, realizou a 2ª edição do Workshop RESFRIA: Pesquisas e Políticas Públicas para o Resfriamento Urbano. O encontro, realizado no Paço, reuniu pesquisadores e técnicos para apresentar resultados preliminares e discutir estratégias de enfrentamento ao aquecimento nas áreas urbanas.
A programação contou com palestra aberta ao público, com pesquisadores da Espanha e da Argentina, além de discussões e apresentações técnicas da equipe do projeto.
O Workshop integra as ações do Projeto Resfria (Estratégias de Resfriamento Urbano para o Aumento da Habitabilidade em Cidades), desenvolvido a partir da realidade de Jundiaí e que teve início há um ano e meio.
Atualmente, 15 sensores climáticos estão instalados em diferentes pontos de Jundiaí, distribuídos conforme as zonas climáticas do município. Os equipamentos monitoram informações que permitem compreender as variações de temperatura e subsidiar o planejamento urbano.
A professora e coordenadora do Resfria, Cláudia Cotrim Pezzuto, da PUC-Campinas, ressaltou a importância da parceria entre universidade e poder público.
“O projeto tem como objetivo analisar as alterações climáticas em Jundiaí e contribuir para o delineamento de estratégias de resfriamento urbano. O diferencial é a conexão entre ciência e gestão pública, trazendo o olhar científico para fortalecer as políticas já desenvolvidas pelo município”, explicou.




