publicidadespot_img
15.6 C
Jundiaí
quarta-feira, 12 agosto, 2026

Ministério da Saúde adverte para golpe de certificado de vacinação

Um e-mail supostamente enviado pelo Ministério da Saúde informando que seu certificado de vacinação contra a covid-19 pode ser acessado através de um link, é mais um golpe que circula na praça. O comunicado falso e vírus poderão ser instalados no seu computador ou aparelho celular.

Para evitar que diversas pessoas acessem o suposto link e tenham os equipamentos invadidos, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado, alertando sobre mensagens falsas que estão sendo enviadas à população, usando o argumento de envio do certificado de vacinação contra o novo coronavírus.

No comunicado, o Ministério da Saúde ressalta que não disponibiliza esse tipo de comprovação por e-mail para nenhum usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo a única maneira de obter o certificado através do aplicativo ConecteSUS.

“Cuidado com e-mails falsos. Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas. Os canais do Ministério da Saúde, como redes sociais e portal, são as únicas fontes oficiais de informação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidora, no telefone 136”, diz trecho do alerta emitido pelo órgão.

Os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS foram alvos de ataques hackers na última sexta-feira (10), que deixaram o sistema fora do ar. Devido à invasão, que afetou a base de dados da pasta, o aplicativo ainda não está com a emissão de certificados normalizada.

No comunicado desta semana, o Ministério da Saúde acrescentou ainda que “está agindo para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, no entanto não informou quando o problema será resolvido e o serviço estará novamente disponível aos usuários.

O aplicativo ConecteSUS pode ser baixado no celular através da Play Store ou Apple Store. Nele, as pessoas podem acessar todos os seus dados de vacinação, incluindo os referentes à covid-19. Esse certificado é disponibilizado apenas para as pessoas que já completaram o ciclo vacinal com duas doses.

Como emitir o comprovante de vacinação sem o ConectSUS

Com o app oficial do governo ainda indisponível, o Ministério da Saúde tem duas recomendações.

Uma possibilidade é procurar o posto de vacinação onde você tomou a primeira ou a segunda dose e solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Vacinação.

A outra é usar aplicativos ou serviços na web de estados e municípios para emissão do Certificado de Vacinação digital.

Em São Paulo, há o Poupatempo Digital (em esfera estadual) e o e-Saúde SP (em esfera municipal.

Os Estados do Espírito Santos, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte contam com sistemas próprios via web ou por meio de um app.

As cidades de Curitiba (PR) e Salvador (BA) também contam com serviços próprios para emissão do certificado de vacinação digital.

(Fonte: UOL)

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta