Fonte: R7 Noticias
A Europa vivencia nesta semana as maiores ondas de calor da história do continente. No dia 19, o Reino Unido registrou pela primeira vez em sua história temperaturas acima dos 40°C.
Em meio a essa situação alarmante, usuários do TikTok ensinaram uma técnica para tentar driblar as altas temperaturas, mas especialistas advertem que o “hack” para deixar o dia mais ameno é perigoso.
A ideia consiste em fazer um ar-condicionado caseiro pendurando um saco de gelo atrás da hélice de ventiladores móveis, para que as pás supostamente soprem ventos mais frescos. Juntar ventiladores e gelo virou uma tendência na rede social, em uma série de vídeos retirados do ar após a repercussão negativa.
No entanto, deixar gelo próximo de instalações elétricas, principalmente do motor, como no caso do ventilador, aumenta o risco de causar um curto-circuito elétrico.
“A água que derrete da bolsa tem a possibilidade de entrar em contato com o motor e causar risco de choque elétrico a quem tocar no ventilador”, afirmou Giuseppe Capanna, engenheiro de segurança de produtos da ONG britânica Electrical Safety First, em entrevista ao tabloide Daily Mail.
Além disso, o peso colocado sobre o topo do ventilador tem o risco de cair ou danificar a rotação da hélice.
A recomendação feita pelos especialistas que comentaram a tendência é deixar um balde de gelo sob uma distância segura do ventilador.
Esta é opção segura e barata para ajudar a se refrescar nos dias mais quentes do ano.