Morreu na última sexta-feira (29), em Santos, o ator e dublador Sílvio Navas. Ele tinha 74 anos. A causa da morte não foi divulgada. Chamado de o dublador das mil vozes, Navas era dono de um dos timbres mais marcantes e conhecidos do país, e emprestou sua voz a personagens famosos como Darth Vader, Mumm-Ra, e Papai Smurf.
Nascido em Santos, em 1942, mudou-se para Rio de Janeiro na década de 1960, cidade onde morou durante muitos anos. Foi o primeiro dublador brasileiro de Darth Vader (Star Wars, episódios IV, V e VI). Em 1978, liderou a greve de dubladores durante a ditadura militar. No final da década de 1990, voltou para Santos, onde passou a dar aulas de dublagem.
Sua lista de trabalhos é enorme. Destacam-se a primeira dublagem em português de Carl Sagan na série Cosmos, a voz ator Bud Spencer em quase todos os seus filmes, de Charles Chaplin em quatro produções (O Grande Ditador, Monsieur Verdoux, Luzes da Ribalta e Um Rei em Nova York), e do ator Joe Pesci, na franquia Esqueceram de Mim. Em 1971, dublou Gene Wilder (Willy Wonka) no clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate.