publicidadespot_img
15.5 C
Jundiaí
sábado, 25 julho, 2026

Prefeitura e Comissão de Mães debatem políticas públicas para Pessoas com Deficiência

Reunião propõe novos projetos e melhorias na saúde, educação e transporte de alunos PCD

Na semana passada, o prefeito Luiz Braz e o vice-prefeito Paulo Fávaro se reuniram com quatro representantes da Comissão de Mães de Pessoas com Deficiência, com o objetivo de abordar pautas, apontamentos e debater políticas públicas de inclusão social no município. A reunião contou, ainda, com a presença do Secretário de Educação, Vinícius Passarin Neves, da Secretária de Saúde, Alynne Sousa, e da diretora de Trânsito e Transporte, Margarete Machado.

Dentre as demandas solicitadas, muitas delas já estão em andamento e/ou planejamento pelo poder público, como a impressão da carteirinha do autista, auxiliares e monitores para a sala de aula, além de curso de capacitação para profissionais da educação, sobre como trabalhar o pedagógico e comportamentos de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “A carteirinha já está sendo impressa e logo deve chegar nas mãos de vocês. Além disso, nossos profissionais de educação também vão passar por capacitações, bem como os monitores que estão sendo contratados”, diz Vinicius.

Na área de saúde, Alynne Sousa destacou a criação do Centro de Especialidades que já está prestes a ser construído, além de outros serviços como equoterapia – técnica que usa o cavalo como aliado no desenvolvimento biopsicossocial -, maior proximidade com a APAE, além da vinda de novas especialidades para o município, por meio do consórcio.

Por fim, os secretários comentaram a aquisição de veículos adaptados, a criação de leis que permitam a gratuidade do transporte também para acompanhantes e a inserção de ações voltadas às Pessoas com Deficiências no calendário municipal. Outras ações devem ser feitas pelo executivo, como a criação de uma cartilha educativa e demais práticas de conscientização.

A comissão é formada por sessenta mães e foi criada no início deste ano, apresentando as necessidades da comunidade das pessoas com deficiências. Isalina Pompeu Candido de Souza tem um filho autista, é presidente da comissão e comenta sobre a reunião. “Foi muito produtiva e positiva. Ficamos felizes em saber que as pautas que trouxemos já estão em andamento pelo poder executivo.”

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta