publicidadespot_img
18.7 C
Jundiaí
sábado, 15 março, 2025

USP quer levar Desemparedamento de Escola para o país

Metodologia de ensino premiada internacionalmente no ano passado em um evento da “Children & Nature Network”, instituição norte-americana que elege práticas incentivadoras do contato e conexão entre as crianças e a natureza, o “Desemparedamento de Escola” agora conta com a parceria do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
Desenvolvida em toda a rede municipal de ensino de Jundiaí, dentro do Programa Escola Inovadora, a metodologia busca associar atividades de aprendizagem fora das salas de aulas ou até mesmo do ambiente escolar, mas que estejam sempre atreladas aos conteúdos curriculares das disciplinas, e priorizando o contato dos alunos com a natureza.
“A metodologia oferecesse possibilidades de enxergar e viver um novo momento educacional, e queremos ressignificar as aprendizagens”, diz Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação da Prefeitura de Jundiaí. Ela conta que as 110 unidades escolares da rede de ensino da cidade já adotam o “Desemparedamento da Escola”, iniciativa que surgiu durante a pandemia de Covid.
A gestora dá como exemplo o que acontece com os alunos da Emeb Aparecida Merino Elias, que fica no bairro Medeiros, uma unidade escolar em que há espaços que possibilitam que as crianças aprendam com e na natureza. “Lá elas aprendem na horta da escola, como no bosque, no parque naturalizado e no pátio, além de áreas com animais como coelhos, tartarugas e galinhas”, relata.
A comprovação científica do quanto a metodologia é eficiente para o aprendizado dos alunos é que agora caberá ao IEA da USP de Ribeirão Preto, trabalho que será coordenado por Mozart Neves Ramos, titular da Primeira Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da IEA-USP de Ribeirão Preto, que têm atualmente parceria com 170 municípios de dez estados brasileiros. “O Brasil precisa muito aprender com Jundiaí. Por isso queremos potencializar esse trabalho junto à rede e fora dela.”
“Jundiaí é referência no cuidado com as crianças, por priorizar já na primeira infância o brincar e o contato com a natureza para o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor dos nossos pequenos. Replicável, é uma metodologia que favorece o aluno pedagogicamente e desenvolve o ser humano. Portanto é importante mostrar isso para o mundo, na prática”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta