Acordo: Finalmente a Anatel conseguiu acordo com as operadoras. Mas telefonia celular continua ruim.
Desde o dia 1º as operadoras de Internet são obrigadas a entregar no mínimo 80% da velocidade contratada. Não é o ideal, mas um consolo – só para entender: até 2011 as operadoras entregavam em média 10% do que era contratado.
Numa comparação simples, seria o mesmo que alguém pagar por dez litros de gasolina e receber do posto somente um. Agora melhorou. Na mesma comparação, o usuário paga os dez litros e recebe oito.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável por ditar as regras e fiscalizar o serviço, só se mexeu depois das milhares de queixas nos procons de todo o país. Mas as operadoras conseguiram manter seu ponto de vista.
Como isso exige investimento, e as operadoras não gostam de gastar dinheiro, a Anatel estabeleceu um cronograma. Em 2012, por exemplo, a obrigação das operadoras passou para 60%. No ano passado, aumentou para 70%.
Com isso também a Anatel desvia a atenção de um problema maior- a telefonia celular. Concentra o fogo sobre operadoras de Internet, e deixa em paz Vivo, Tim, Oi e Claro, as atuais campeãs de reclamação nos procons.
PUBLICIDADE