Uma operação de fiscalização em postos de combustíveis deverá chegar a todas as cidades paulistas. E o prazo é indeterminado. A ação envolve as secretarias da Justiça e Defesa da Cidadania, Segurança Pública, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Agência Nacional do Petróleo, Fundação Procon-SP e Ministério Público.
De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado, seis postos foram inspecionados, 44 bicos de bombas interditados e duas pessoas presas em flagrante. São inúmeras as irregularidades encontradas nos estabelecimentos, que vão desde bombas com a volumetria modificada até combustível adulterado.
Foram descobertos equipamentos desregulados, que registravam volume maior de combustível do que efetivamente era pago pelo consumidor. Em média, a diferença atingia 10%. Ou seja, para quem abastece um tanque de 40 litros, estima-se perda de meio litro de combustível.
Consumidores que se sentirem lesados por postos de combustíveis poderão registrar reclamação no Procon, por meio do telefone 151, no Ipem, pelo 0800-013-0522, ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão.





