Desde o dia 1º as multas de trânsito estão bem mais caras. A modificação de alguns artigos no Código Brasileiro de Trânsito, que entrou em vigor no dia 1º, elevou os valores de multas – em alguns casos, 900%.
Seria o resultado de estudos do pessoal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para dar um jeito nas causas de acidentes, como ultrapassagens perigosas, uso do acostamento e rachas em ruas. Ajuda, mas não é tudo.
Há uma espécie de esforço concentrado para banir o álcool das ruas e estradas, o que é válido. Mas nem todo mundo que bebe pode ser considerado tão perigoso a ponto de ir para a cadeia ou pagar multas exorbitante.
Está mais que provado que muitos acidentes acontecem por uso do celular enquanto as pessoas dirigem. Basta, nas cidades, dar uma olhada à volta: muitas pessoas dirigindo e telefonando (o que é pouco) e outro tanto de gente teclando mensagens em aplicativos e redes sociais (o que é muito). Confira os novos valores das multas – e se alguém foi multado no dia 31 de outubro vai pagar o valor antigo.
Os últimos dados divulgados sobre acidentes não são nada animadores – continuam aumentando. Motociclistas formam a maioria das vítimas. Alguns hospitais divulgaram que mais da metade dos leitos de UTIU estão ocupados por acidentados no trânsito.
PUBLICIDADE