20 C
Jundiaí
domingo, 29 dezembro, 2024

Jundiaí inaugura a Casa Catavento, nova sede da Rede de Cidades das Crianças

PUBLICIDADE

A partir desta segunda-feira (16), Jundiaí passa a abrigar a Casa Catavento, construída pela DAE para sediar a Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A inauguração reforça o papel da cidade como referência no Brasil e no exterior no que diz respeito às políticas públicas voltadas para a infância.

O espaço será destinado a estudos e à troca de experiências entre municípios, com o objetivo de garantir que a infância tenha um papel central em todas as cidades. “Tanto no Mundo das Crianças quanto neste novo espaço, trabalhamos com conceitos essenciais para uma sociedade que busca reduzir as desigualdades sociais”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado, que esteve presente na cerimônia ao lado dos secretários de Educação, Vasti Ferrari, e de Cultura, Marcelo Peroni.

A inauguração da sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças marcou o encerramento das celebrações pelos 368 anos de Jundiaí, comemorados no sábado (14).

Situada entre o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade, a Casa Catavento reforça o compromisso de Jundiaí com políticas públicas voltadas à infância. O edifício térreo de 400m² possui um design arquitetônico inovador, inspirado em um catavento colorido, visível nos recortes de seu telhado. O espaço inclui recepção, auditório, salas administrativas, banheiros e copa, oferecendo um ambiente funcional e acolhedor para diversas atividades.

Walter da Costa e Silva Filho, diretor-presidente da DAE Jundiaí, ressaltou que o design do projeto combina forma e conceito, criando um ambiente que integra natureza e infância. “Construímos a Casa Catavento com paredes de vidro para exibir a vista privilegiada da região, que inclui o Jardim da Mobilidade, a Casa da Árvore e o Foguete, todos ícones do Mundo das Crianças”, explicou.

16 cidades

A construção da Casa Catavento teve início em junho deste ano, mas sua idealização começou em março de 2023, durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias. O evento contou com a presença do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede Mundial de Cidades das Crianças. Durante a cerimônia, Tonucci e Lorena Morachino, coordenadora das Redes Internacionais de Cidades das Crianças, acompanharam o descerramento da placa de inauguração por meio de uma chamada de vídeo.

Atualmente, Jundiaí é a sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, que reúne 16 municípios de seis estados. Os municípios participantes são: Benevides (Pará), Boa Vista (Roraima), Brasiléia (Acre), Fortaleza e Sobral (Ceará), as cidades gaúchas de Osório, Estância Velha e Pelotas (Rio Grande do Sul), além de Itu, Itupeva, Vinhedo, Jarinu, Louveira, Mococa e Mogi das Cruzes (São Paulo).

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here