19.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 16 janeiro, 2025

Recurso para a Defesa Civil é discutido em reunião no Palácio dos Bandeirantes

O prefeito Gustavo Martinelli e representantes da Defesa Municipal participaram de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para discutir estratégias, investimentos e melhorias para o órgão municipal. O encontro reuniu autoridades locais e estaduais para alinhar iniciativas que reforcem a infraestrutura e a capacidade de resposta da Defesa Civil em situações de emergência.

Durante a reunião, foram apresentados projetos para modernização de equipamentos, capacitação de equipes e ampliação de ações preventivas voltadas à redução de riscos e desastres naturais. Martinelli destacou a importância de parcerias com o governo estadual para a execução das propostas e o fortalecimento da segurança da população.

O prefeito destacou ao coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Coronel Hengel, a situação atual do órgão de Jundiaí e recebeu a garantia de que o governo estadual atuará em parceria com a administração municipal para reestruturar e fortalecer a Defesa Civil de Jundiaí. “O orçamento aprovado para 2024-2025 garante apenas R$ 45 mil por ano para a Defesa Civil, o que é insuficiente. Hoje tivemos uma conversa e a promessa de que receberemos investimentos, como equipamentos para os 14 profissionais da Defesa Civil, além de novas viaturas”, explicou Martinelli.

Hengel enfatizou a preocupação com a situação atual e o compromisso do governo em atender às demandas apresentadas. “Investir na Defesa Civil é investir nas pessoas. Precisamos trabalhar na prevenção e na redução de riscos. Vamos atuar em parceria com a prefeitura para implementar essas melhorias”, afirmou. Hegel também comentou sobre os planos de investimentos em equipamentos e viaturas: “Nosso objetivo é apoiar. Vamos trabalhar junto aos deputados e à Assembleia Legislativa para garantir recursos para a região.”

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, apresentou propostas para a melhoria e integração das defesas civis dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). Entre as sugestões estão a instalação de novos equipamentos meteorológicos em Jundiaí e a criação de uma Defesa Civil Regional. “A RMJ, que envolve mais de um milhão de habitantes, precisa de ações específicas e integradas entre as sete cidades da região. Uma das prioridades é a criação de uma Defesa Civil regionalizada para atender melhor às necessidades de todos”, destacou Gimenez.

Outras reivindicações

Na ocasião, foi apresentada a situação das famílias que vivem em áreas de risco no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí. Martinelli e Gimenez cobraram ações para realocar e auxiliar essas pessoas. “Ninguém mora em área de risco porque quer. Já temos soluções e ferramentas para melhorar a moradia desses cidadãos. Fizemos isso em São Sebastião após as chuvas de 2023, principalmente com as vítimas da praia Barra do Sahy, e estamos empenhados em apoiar as famílias de Jundiaí e Várzea Paulista que perderam seus entes queridos nas chuvas de dezembro”, afirmou Hengel.

Na região de divisa entre Jundiaí e Várzea, foram identificados, por meio de imagens aéreas, 444 telhados em área de risco. O próximo passo será realizar uma contagem populacional e definir as ações necessárias. “O Coronel Hengel se comprometeu a estudar formas de resolver essa situação de forma definitiva”, concluiu o prefeito.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE

Deixe uma resposta