20.1 C
Jundiaí
terça-feira, 21 janeiro, 2025

Martinelli e Benassi visitam Vale Verde e planejam expansão da merenda escolar

A Horta Vale Verde, localizada na ETEC Benedito Storani, no Recanto Quarto Centenário, desempenha um papel fundamental na alimentação das crianças da rede municipal de ensino. Com 27 anos de existência, a horta ocupa um terreno de 50 mil metros quadrados e fornece produtos como rúcula, alface, cheiro-verde e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como ora-pro-nóbis e vinagreira, além de cenoura, beterraba e tomate, todos cultivados de forma orgânica e sustentável.

Ao visitar o local, o prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância de fomentar a economia local por meio de parcerias com agricultores da cidade para fortalecer o programa do Vale Verde. “Nossa ideia é realizar parcerias com os agricultores de Jundiaí, comprando a merenda diretamente deles. Existem cooperativas regulamentadas capazes de capacitar os agricultores para participarem de processos licitatórios. Hoje, 30% do fornecimento são de agricultores de outros municípios. Queremos fomentar a economia local, valorizar nossos produtores e o programa”, afirmou.

A visita também contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Benassi, da gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Priscila Costa, e do gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Marcos Galdino. A equipe vistoriou as instalações, conversou com os funcionários e discutiu melhorias para a expansão do projeto.

Cultivo sustentável e alimentação saudável
O engenheiro agrônomo responsável pela horta, Lorival Dantas Fagundes, reafirmou o compromisso com a qualidade dos produtos fornecidos à merenda escolar. “Toda produção daqui vai para a merenda. Os produtos não contêm agrotóxicos nem adubo químico. Trabalhamos com adubo orgânico, e nosso controle de pragas é feito de maneira natural, o que garante um produto saudável e de qualidade superior”, explicou.

Atualmente, Jundiaí conta com 37.446 estudantes matriculados em 102 unidades de ensino. Durante a visita, a gestora da UGE, Priscila Costa, ressaltou a importância de ampliar o programa e melhorar o atendimento. “Precisamos melhorar o atendimento às crianças. Estamos estudando a construção de banheiros adaptados para garantir maior acessibilidade. Atendemos um número significativo de crianças no projeto e, ao visitar a horta, nossos alunos se tornam multiplicadores desse conhecimento, levando-o para suas famílias”, afirmou Priscila.

O gestor da UGISP, Marcos Galdino, também reforçou o compromisso com melhorias na infraestrutura do local. “Já iniciamos os estudos técnicos para identificar as demandas e avaliar as necessidades mais urgentes. O potencial da horta é enorme, mas é essencial implementar melhorias que facilitem a integração com creches e escolas do município”, concluiu.

Fortalecimento da agricultura familiar
O vice-prefeito Ricardo Benassi também reforçou a necessidade de fortalecer as parcerias com ONGs, cooperativas e agricultores locais. “Queremos atrair as empresas e os agricultores locais para que participem de futuros processos licitatórios. Se o vencedor for de Jundiaí, teremos o ganho econômico direto, com o dinheiro circulando na própria cidade”, finalizou.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE

Deixe uma resposta