publicidadespot_img
24.8 C
Jundiaí
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

Comitê discute ações de combate à Dengue e à Febre Amarela

Servidores da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba participaram da segunda reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, realizada no CAPS Durvalina Martins Pellisson, na última quinta-feira (23). A reunião teve como objetivo discutir estratégias para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela, dentro do Plano Municipal de Combate às Arboviroses.
Promovida pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde da Prefeitura, a reunião contou com a presença de representantes da Saúde e da Comunicação. O município busca unir esforços para combater a disseminação dessas doenças, especialmente após o aumento de casos no ano passado, tanto em Morungaba quanto em toda a região.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Luiza Aymbere, apresentou as principais estratégias que serão implementadas, destacando a importância da integração das equipes de Saúde com outros departamentos municipais. Entre as ações planejadas, estão a intensificação das visitas casa a casa, a criação de mapas para monitoramento dos focos de incidência, arrastões para eliminação de criadouros e a divulgação de orientações por meio de vídeos e publicações nas redes sociais e imprensa. Além disso, serão intensificadas as campanhas de conscientização sobre o uso de repelente e a vacinação contra a dengue e a febre amarela, especialmente para crianças e adolescentes.
Ainda na quinta-feira (23), a vice-prefeita de Morungaba, Claudia Rossi, e a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, participaram de um evento no Palácio dos Bandeirantes, onde o Governo do Estado anunciou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate ao Aedes aegypti.
Até a última quarta-feira (22), São Paulo havia registrado 31 municípios em estado de emergência, com 29.604 casos de dengue e seis óbitos confirmados. O COE, formado por diversas secretarias estaduais e o Exército, atuará para coordenar estratégias e apoiar os municípios no planejamento de ações. Uma preocupação adicional é a reintrodução do sorotipo 3 da dengue no Estado de São Paulo, identificado desde 2023. Como esse sorotipo não circulava há anos, grande parte da população está mais vulnerável à infecção.
A diretora de Saúde de Morungaba, Maysa Piovesan, ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre os departamentos municipais para obter resultados positivos no combate à dengue. “A situação para os próximos meses é preocupante e exige ações imediatas e eficazes. Precisamos da mobilização de toda a sociedade, pois a preservação das vidas de nossos munícipes depende da colaboração de todos. Não podemos perder tempo!”, afirmou. A participação das escolas também foi destacada como essencial para conscientizar as crianças e suas famílias.
A próxima reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses está mrcada para a quinta-feira (29), no CAPS.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta