A primeira-dama, Janja Lula da Silva, dará início em fevereiro a uma série de viagens pelo país para monitorar de perto a execução das políticas públicas do governo federal. A iniciativa busca ampliar a comunicação com a população e dar mais visibilidade às ações da gestão.
A iniciativa das viagens pelo país foi proposta pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, em conjunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O giro ocorre em um momento estratégico, no qual o governo busca reverter a queda na popularidade e minimizar a crescente percepção negativa entre os eleitores.
A avaliação é de que Janja Lula da Silva pode amplificar, tanto nas redes sociais quanto pessoalmente nos estados que visitará, pautas importantes para o governo, devido à sua afinidade e conhecimento com os assuntos tratados.
Com 2,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,2 milhão no X, suas publicações atingem milhões de pessoas, o que torna sua presença estratégica para reforçar a comunicação e as políticas do governo.
O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhará a primeira-dama, especialmente devido ao trabalho da pasta com temas como alimentação escolar e insegurança alimentar. Já o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, se unirá à comitiva devido à possibilidade de vincular as políticas sociais com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil na Cúpula do G20.
“Vocês vão me ver andar pelo Brasil com vários ministros. A gente vai mostrar um pouquinho dos resultados dos programas e das políticas sociais do governo do presidente Lula”, afirmou Janja em um vídeo publicado em suas redes sociais, ao lado do ministro Wellington Dias.
Além de Wellington Dias, o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, participará do giro pelo país, com foco no combate à pobreza energética. A ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, também se juntará às viagens, com ênfase em temas como combate à misoginia e violência contra a mulher, empreendedorismo feminino e a participação das mulheres nos espaços de decisão e poder.