publicidadespot_img
24.9 C
Jundiaí
sexta-feira, 7 fevereiro, 2025

Brasil teve 20 acidentes aéreos e 8 mortes em 2025, aponta Força Aérea

O Brasil registrou 20 acidentes aéreos em 2025, sendo quatro deles fatais, segundo o Painel do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Ao todo, oito pessoas morreram em decorrência dessas ocorrências.

Os dados já incluem a queda de uma aeronave de médio porte nesta sexta-feira (7), na zona oeste de São Paulo. O avião caiu sobre um ônibus na Barra Funda, resultando em duas mortes e seis pessoas feridas.

Todas as informações são coletadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão responsável pela investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos no Brasil. A apuração é feita de maneira independente, para prevenir novos acidentes e aprimorar a segurança da aviação.

Uma ocorrência aérea é definida como qualquer evento que aconteça desde o momento em que a aeronave está pronta para se movimentar, com a intenção de decolar, até a parada total, quando o voo chega ao fim e o sistema de propulsão é desligado. Para ser classificado como um acidente, é necessário que pelo menos uma das seguintes situações ocorra:

Uma pessoa é considerada vítima de acidente aéreo grave ou fatal caso sofra lesão grave ou faleça como resultado de:

  • Estar na aeronave;
  • Ter contato direto com qualquer parte da aeronave, incluindo aquelas que dela tenham se desprendido;
  • Ser exposta diretamente ao sopro de hélice, rotor ou escapamento de jato, ou suas consequências.

Além disso, lesões decorrentes de um acidente aeronáutico que resultem em óbito até 30 dias após a ocorrência também são classificadas como lesões fatais.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta