O início de um temporal na tarde desta segunda-feira (10) transformou o dia em noite na Grande São Paulo. O céu escureceu em várias regiões da capital, e a Defesa Civil emitiu um alerta severo para o risco de chuvas intensas.
A previsão indica precipitações fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, aumentando o risco de alagamentos e transtornos no trânsito. A recomendação é que a população redobre a atenção e evite áreas de risco.
“Chuva forte se espalhando pela capital paulista. Há risco para alagamento e enxurradas. Mantenha-se em local seguro e tenha cuidado”, informou o órgão em mensagem enviada aos moradores.
A recomendação é evitar deslocamentos em áreas de risco e acompanhar atualizações dos órgãos oficiais.
Devido ao mau tempo, 65.479 residências ficaram sem energia elétrica, segundo boletim divulgado pela ENEL às 17h. A região proporcionalmente mais afetada foi Itapecerica Da Serra, com 7,85% (5.622 usuários) da rede sem luz.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo declarou estado de atenção para alagamentos nesta segunda-feira (10). Às 16h40, diversas regiões da capital – sul, sudeste, norte, leste, oeste e centro, além das marginais Tietê e Pinheiros – estavam sob risco de alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos.
O temporal intensificou o caos no trânsito da capital paulista, resultando em 686 quilômetros de lentidão. A zona sul foi a região mais impactada, com 189 km de congestionamento, seguida pela zona oeste (173 km), leste (136 km), norte (135 km) e centro (53 km).
Mesmo com a forte chuva, a Defesa Civil declarou a reportagem, em nota enviada às 17h25, que “até o momento não houve registro de ocorrências graves”.