publicidadespot_img
28.9 C
Jundiaí
terça-feira, 11 fevereiro, 2025

Faculdade de Medicina recruta idosos para projeto de bem-estar

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) busca voluntários para um projeto-piloto voltado ao bem-estar de pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa é conduzida pela mestranda Ana Kemp, sob orientação do professor Ivan Aprahamian, geriatra e docente da FMJ, em parceria com o John Denninger, pesquisador e professor da Universidade de Harvard. O estudo visa melhorar a saúde mental e física dos participantes, com ênfase na redução do estresse, marcadores inflamatórios e fragilidade física.
Podem se candidatar idosos com 60 anos ou mais que fazem uso diário de cinco ou mais medicamentos para controle de doenças crônicas (excluindo vitaminas e suplementos). Os interessados responderão a um questionário de avaliação do estresse, e aqueles com pontuação mais elevada serão convidados a integrar o estudo.
O projeto adotará o protocolo Smart, desenvolvido por pesquisadores do Benson-Henry Institute, ligado à Faculdade de Medicina de Harvard. A metodologia prevê nove encontros semanais de duas horas cada, entre 19 de março e 14 de maio. Os participantes abordarão temas como controle do estresse, práticas meditativas, atividade física, qualidade do sono e identificação de padrões de pensamento automáticos.
Ana explica que será uma abordagem multimodal. “O programa visa auxiliar o participante no reconhecimento e na gestão do estresse, estimulando respostas fisiológicas que minimizem seus impactos e promovendo um estilo de vida mais equilibrado”.
O estudo avaliará a adesão e a aceitação dos participantes a intervenções multifacetadas, além de investigar o impacto do programa na percepção de estresse e em possíveis alterações de marcadores inflamatórios e fragilidade física. Essas análises serão feitas por meio de questionários e avaliações físicas antes e depois da intervenção.
“Ao unir ciência e cuidado, buscamos proporcionar uma jornada de bem-estar para a população idosa”, afirma o professor Dr. Ivan Aprahamian.
Os interessados devem preencher um questionário de triagem pelo link: https://forms.gle/ri44U4PrezyUQFxaA.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta