publicidadespot_img
19.8 C
Jundiaí
quarta-feira, 16 abril, 2025

Trabalho do Cerest é premiado em congresso de Saúde

Jundiaí recebeu na última sexta-feira (11) o Prêmio David Capistrano durante o encerramento do 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). O evento, considerado um dos maiores de saúde pública do País, foi realizado em Santos.
O trabalho “Criação de Ferramentas para afastar as mãos de metalúrgicos da área de corte de serras fitas”, desenvolvido pelo Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (Cerest), foi uma das 15 experiências reconhecidas na 14ª edição do prêmio pelo seu caráter transformador e pelo impacto significativo.
De autoria do engenheiro do trabalho André Mestriner, coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, e da fonoaudióloga Mariana Freire Oliviera Martin da Silva, autoridade sanitária, o projeto propôs a adaptação do processo de trabalho em uma metalúrgica do município com registro de acidentes em serras de fita.
O Cerest acompanhou a confecção da primeira ferramenta para manter as mãos do trabalhador fora da zona de risco de corte da máquina e, após a implementação, constatou que não houve mais registro de acidentes com o equipamento na empresa. A iniciativa também refletiu na redução dos custos em saúde gerados à empresa e ao SUS devido ao tratamento e afastamento de trabalhadores por acidente de trabalho.
Além do Prêmio David Capistrano, a cartilha “Comunicação em Saúde e Prevenção ao Suicídio — articular saberes para fortalecer ações”, desenvolvida pela Rede de Atenção Psicossocial de Jundiaí, foi outra experiência credenciada para ser apresentada na Mostra Nacional do Conselho Nacional de Secretários Municipais (Conasems), juntamente com o trabalho do Cerest.

Mais trabalhos
Ao todo, neste ano, Jundiaí marcou presença no 38º Congresso com 45 trabalhos na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que contou com 2.141 projetos inscritos de 148 cidades.
A programação também contou com palestra da diretora de Atenção Básica, Tatiana de Luca Barbosa, sobre trabalho “O Sucesso da transdisciplinaridade e na redução da fila de espera para especialidades”, realizado pela equipe da Clínica da Família Hortolândia, e que conquistou o terceiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde e Conasems, e com a participação da gerente da Unidade Básica de Saúde Agapeama, Cássia Brito de Souza, que foi uma das debatedoras da Roda Temática “Apoio Matricial: uma estratégia para a produção do Cuidado em Rede”.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta