publicidadespot_img
24.1 C
Jundiaí
domingo, 27 abril, 2025

Trump critica tarifas do Brasil e diz que país “ficou rico” às custas dos EUA

Em entrevista à Time Magazine publicada nesta sexta-feira (25), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o Brasil é um dos países que “sobrevive” e até “ficou rico” por impor tarifas sobre produtos americanos.

Trump defendeu sua política econômica protecionista e disse que consideraria “uma vitória total” se, dentro de um ano, os EUA ainda mantiverem tarifas elevadas sobre importações. “Se isso acontecer, o país estará ganhando uma fortuna”, afirmou.

Donald Trump afirmou que os Estados Unidos devem finalizar dezenas de acordos comerciais com países tarifados nas próximas semanas. Segundo ele, as tarifas são fundamentais para incentivar a produção interna.

Para o ex-presidente, sem a cobrança de taxas elevadas sobre produtos estrangeiros, “nenhuma empresa teria motivo para transferir sua produção de volta aos EUA” — o que, segundo ele, é o verdadeiro objetivo por trás da medida.

“Elas estão vindo porque não querem pagar as tarifas. Lembre-se disso: não há tarifas se elas fizerem seus produtos aqui”, afirmou Trump. “Você ainda não percebe, mas isso é um tremendo sucesso o que está acontecendo.”

Mesmo sem apresentar dados ou fontes, Trump afirmou que os Estados Unidos estão arrecadando “bilhões e bilhões de dólares” com a aplicação de tarifas de importação. Segundo ele, esse dinheiro “nunca havia sido arrecadado antes”.

O ex-presidente comparou os EUA à “maior loja de departamentos da história”, afirmando que quem quiser se beneficiar do mercado americano “vai ter que pagar um preço por tirar nossos tesouros, nossos empregos e tudo mais”.

“Mas o que eu estou fazendo com as tarifas é o seguinte: as pessoas estão vindo e estão construindo em níveis que você nunca viu antes. Temos 7 trilhões de dólares em novas plantas, fábricas e outras coisas, investimentos vindo para os EUA”.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta