O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 foi prorrogado até o dia 2 de maio. A medida visa garantir que mais candidatos possam participar do exame, especialmente aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade social e econômica.
Estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em escolas públicas, aqueles que são bolsistas integrais em escolas particulares, além de quem está inscrito no CadÚnico e possui uma renda de até três salários mínimos, podem solicitar a isenção.
O Enem é uma das portas de entrada para universidades públicas e privadas, além de ser utilizado para programas como Prouni, Sisu e Fies.
Ainda de acordo com o MEC, os períodos para recursos e a divulgação dos resultados do Enem 2025 seguem conforme o cronograma original, sem alterações. Confira as próximas etapas importantes para quem pretende participar do exame:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
Período de recursos: 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos: 22 de maio
O pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. Para solicitar a isenção, os seguintes grupos estão aptos:
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025).
Participantes do programa Pé-de-Meia.
Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e que que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.