A campanha Maio Amarelo começa oficialmente nesta quinta-feira (1º de maio), durante a reinauguração do Parque do Corrupira, em Jundiaí. Promovida pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
Ao longo de todo o mês, diversas ações educativas serão realizadas, como a distribuição de fitas com mensagens de conscientização, instalação de infláveis em formato de laço amarelo, banners em locais estratégicos e a presença do mascote Vaguinho, que promete interagir com crianças e adultos para reforçar a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salva-vidas.
“A proposta do Maio Amarelo é envolver toda a sociedade em uma grande corrente pela vida. No Parque do Corrupira, vamos aproveitar o grande fluxo de famílias para reforçar desde cedo a mensagem de respeito e responsabilidade no trânsito”, afirma Juliana Maia, educadora de trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
A ação integra a programação do Maio Amarelo em Jundiaí, que começa oficialmente nesta quinta-feira (1º), com atividades voltadas à educação no trânsito, como distribuição de fitas, presença do mascote Vaguinho e materiais visuais espalhados pela cidade. A campanha busca sensibilizar o público de todas as idades sobre a importância da segurança viária.
Programação
- 01/05 (7h30 às 11h30) – Início das ações no Parque do Corrupira:
- Distribuição de fitas: entrega de fitas amarelas contendo a mensagem “Trânsito Seguro, Depende de Todos”.
- Mascote “Vaguinho”: interação com o público, principalmente crianças, promovendo atividades educativas.
- Inflável em formato de laço (4m de altura) e wind banners: instalação de materiais visuais para chamar a atenção para a campanha.
- 07/05 (8h às 11) – Paço Municipal
- 8h às 9h: Apresentação da ação “Só um Minutinho”– Consiste em posicionar cadeiras de rodas em vagas comuns de estacionamento, com a mensagem “É só por um minutinho”, para conscientizar sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a pessoas com deficiência. A iniciativa alerta que até breves ocupações prejudicam quem realmente precisa.
- 9h às 10: Apresentação da ação “Ponto Cego”: Demonstração prática dos pontos cegos em veículos de médio porte, permitindo que os participantes se posicionem no lugar do motorista para entender as áreas de risco e reforçar a atenção, especialmente em relação aos motociclistas, ajudando a prevenir acidentes.
- 9h às 11h: Circulação da mascote “Vaguinho” nos andares do Paço com distribuição de fitas.: entrega de fitas amarelas contendo a mensagem “Trânsito Seguro, Depende de Todos”.
- 04, 11, 18 e 25/05 (7h30 às 11h30) – Parques da Cidade, Mundo das Crianças
- Com a presença do “Vaguinho” teremos entrega de materiais educativos e atividades de conscientização e inflável
- 04, 10, 17, 25, 31/05 (14h às 18h) – Maxi Shopping
- Com a presença do “Vaguinho” teremos entrega de materiais educativos e atividades de conscientização e inflável
- 05, 06, 08, 09, 14, 21,26, 27, 28, 29 e 30/05 – Palestras de trânsito (em escolas e espaços públicos): apresentações sobre segurança no trânsito, estatísticas de sinistros e vídeos informativos para sensibilização de jovens e adultos.
- 12, 15, 20 e 22/05 – Blitz em empresas
- Distribuição de fitas aos colaboradores, instalação de infláveis e banners com mensagens educativas.
- Campanha em veículos oficiais e transporte público: adesivação de ônibu, empresas parceiras e carros oficiais com o símbolo do laço amarelo. Maxi Shopping
- Faixa de orientação: Instalação de 8 faixas de vinil com mensagens de segurança para o trânsito, nos terminais de ônibus.
O gestor de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, reforça a importância da participação de todos. “As ações do Maio Amarelo são uma oportunidade de promovermos uma transformação cultural, incentivando empresas, escolas e a população em geral a se engajarem por um trânsito mais seguro. A união de esforços é essencial para salvar vidas.”
Empresas e escolas
A Prefeitura também convida as empresas e escolas particulares de Jundiaí a se engajarem na campanha, realizando atividades internas de conscientização. A UGMT disponibiliza materiais gratuitos, como cartazes, fitas e laços adesivos, para quem desejar promover ações educativas em seus ambientes.
Para participar, basta solicitar o kit de materiais pelo e-mail: maioamarelo@jundiai.sp.gov.br.