A eleição do americano Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, na última quinta-feira (8), desencadeou uma onda de teorias da conspiração nas redes sociais. Usuários começaram a associar sua escolha ao capítulo 13 do Apocalipse, último livro da Bíblia, conhecido como “livro da revelação”.
Entre as principais teorias que circularam está a associação do novo papa com uma das “duas bestas” mencionadas no texto bíblico: uma que emerge do mar e outra da terra. Historicamente, especialmente desde a Reforma Protestante, alguns segmentos religiosos consideram o papa como o “anticristo” ou falso profeta.
As narrativas apocalípticas ganharam ainda mais força devido à escolha do nome “Leão XIV” pelo novo pontífice. Conspiracionistas alegam que o título remete ao trecho do Apocalipse que menciona uma besta com “boca de leão”, e destacam que o novo papa sucede Leão XIII — número correspondente ao capítulo em questão.
Teóricos também relacionam a eleição ao imaginário popular presente em filmes como “Deixados para Trás”, onde os Estados Unidos e figuras de poder político e religioso se misturam à narrativa do fim dos tempos.
Embora especialistas refutem essas interpretações como especulativas e sem base teológica sólida, o tema tem gerado intenso debate nas redes sociais, especialmente em grupos religiosos e páginas de teor conspiratório.