publicidadespot_img
26.1 C
Jundiaí
segunda-feira, 19 maio, 2025

Dia da Coxinha: Jundiaí é destaque na gastronomia brasileira

São diversos os tamanhos, recheios e formatos, além das formas de se apreciar: uns preferem comer pela pontinha, já outros defendem a tese de se começar pela base recheada. Mas uma coisa é unanimidade: a coxinha é um dos quitutes preferidos dos brasileiros.
No dia nacional dessa delícia, comemorado neste domingo (18), Jundiaí também garante o seu protagonismo e tem muito em que contribuir para agradar o paladar de todos os públicos. Além de Terra da Uva, Jundiaí também é a Terra da Coxinha de Queijo. O reconhecimento vem do público e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que tem a iguaria registrada como patrimônio imaterial da cidade, em vista de sua originalidade e participação na identidade e memória dos jundiaienses há décadas.
No restaurante do Alisson Bedin, além dos sabores tradicionais, os destaques vão para a Coxinha de Queijo premiada nas edições de 2020 e 2022 em concurso promovido pela Prefeitura, e para a Coxinha de Vinho, desenvolvido exclusivamente para a edição deste ano da Festa da Uva e Expo Vinhos.
O casal de aposentados Valter Santos e Rosana Tarallo mora no bairro do Medeiros, mas marca presença no Eloy Chaves para apreciar a coxinha. Na manhã da última sexta-feira (16), o café da manhã foi com a tradicional coxinha de queijo. “Por incrível que pareça, eu estava na hidroginástica e recebi uma notícia triste, por conta da doença de uma amiga. Eu precisava de um consolo, algo que me trouxesse paz. E a melhor coisa foi comer uma coxinha. Estava maravilhosa e temos que aproveitar o privilégio de ser a única cidade onde a coxinha de queijo é produzida. Uma vez fui para Minas Gerais e me esqueci que só tem em Jundiaí.”

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta