publicidadespot_img
23.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 22 maio, 2025

Casos de Síndrome Respiratória Aguda crescem em Jundiaí

Mesmo antes do início do inverno, que neste ano começa no dia 20 de junho, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) avançam em várias regiões do País, atingindo diretamente na taxa de internações, já que muitos pacientes evoluem com quadros clínicos mais graves, necessitando de medidas de maior complexidade. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde alerta a população sobre a importância de cuidados básicos para a prevenção da doença.
Jundiaí acumula neste ano 341 internações notificadas de residentes por SRAG. Desse total, 232 hospitalizações ocorreram entre 1º de abril e 20 de maio – mais de 68%. A circulação simultânea de diversos vírus, incluindo Influenza, Covid e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), agrava ainda mais a situação neste período.
A gestora de Promoção da Saúde, Márcia Facci, informa que o cenário vem sendo monitorado e ações tomadas para garantir assistência aos pacientes, devido ao crescente número de internações dos últimos dias.

Cuidados
As Síndromes Respiratórias são transmitidas por meio das secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com as mãos após tocar em superfícies contaminadas.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer, ressalta que, entre as recomendações para evitar a propagação dos vírus estão lavar as mãos com frequência, manter os ambientes bem arejados e seguir a etiqueta respiratória, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Em caso de sintomas, ainda é recomendado o uso de máscaras para evitar a propagação, especialmente em unidades de saúde, onde há maior presença de pessoas imunossuprimidas e com doenças crônicas.

Vacinação
Outra medida essencial para prevenir a doença é a vacinação. O imunizante contra a gripe é atualizado anualmente para ser eficaz contra os principais vírus em circulação. Em Jundiaí, a vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, durante toda a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família. A aplicação ocorre no horário de atendimento das salas de vacinação de cada serviço.

Rede de Atendimento
Em caso de sintomas gripais leves, a recomendação que o paciente busque atendimento nas UBSs e Clínicas da Família de seu bairro.
Na ocorrência de falta de ar, febre alta persistente ou se for parte de algum grupo de risco (diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, imunossuprimidos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos, a UGPS orienta que o paciente procure os Pronto Atendimentos:

  • PA Ponte São João, das 7 às 19 horas (com fechamento dos portões às 18 horas);
  • PA Retiro, das 7 às 19 horas (com fechamento dos portões às 18horas);
  • PA Hortolândia, atendimento 24 horas;
  • UPA Vetor Oeste, atendimento 24 horas.
    As unidades de urgência e emergência, seguindo o Protocolo de Manchester, priorizam os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta