Obra de 1999 voltou à tona e causou pânico entre turistas asiáticos, afetando duramente o setor de viagens para o Japão
Uma obra japonesa publicada há mais de 20 anos voltou a viralizar nas redes sociais e provocou impactos reais no setor de turismo asiático. O mangá “The Future I Saw” (O Futuro que Eu Vi), lançado em 1999 pela artista Ryo Tatsuki, ressurgiu após uma nova interpretação de seus enredos — que, segundo internautas, teria previsto um grande terremoto no Oceano Pacífico para o próximo dia 5.
O temor aumentou quando a autora relançou o mangá em 2021 com atualizações e menções ao fenômeno conhecido como “colisão de dois dragões”, uma metáfora para placas tectônicas em conflito. A teoria ganhou força nas redes, especialmente entre turistas de Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, levando ao cancelamento em massa de viagens ao Japão.
A obra ganhou fama nos últimos anos por descrever com precisão eventos como o terremoto de Kobe (1995), o tsunami de Fukushima (2011) e até a pandemia da Covid-19. Esse histórico aumentou a credibilidade da previsão para muitos, especialmente após viralizações no TikTok e no WeChat, alimentadas por videntes e influenciadores digitais.
Agências de turismo em Hong Kong relataram queda de até 50% nas reservas para o Japão entre junho e julho. Companhias como a Greater Bay Airlines e a Hong Kong Airlines anunciaram a redução temporária de voos para o país, citando a queda abrupta na demanda.
A crise impacta diretamente o setor de turismo japonês, que vinha em recuperação após a pandemia. Em abril de 2025, o Japão registrou 3,9 milhões de visitantes internacionais — um recorde. Agora, o medo causado por uma previsão ficcional ameaça frear esse avanço.