A Cia. Jovem de Dança de Jundiaí recebeu no Espaço Expressa um grupo de estudantes da São Paulo Escola de Dança (SPED) para um dia de intercâmbio artístico e troca de experiências. O encontro foi articulado pela própria SPED, vinculada à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerida pela Associação Pró-Dança.
Na Sala Fepasa, os visitantes acompanharam o aquecimento diário da companhia e assistiram a duas coreografias: “Aquilo que guardo”, inspirada no universo poético de Elis Regina, e “Hu.ga”, obra que remete ao conceito dinamarquês de aconchego e afeto.
“A estrutura de trabalho, a forma como é conduzido e os resultados obtidos impressionam. A Cia. Jovem representa uma política pública de cultura com impacto social concreto”, destacou Thiago Arruda, coordenador de Projetos da SPED.
Após a apresentação, os grupos participaram de um bate-papo na Sala São Paulo-Minas e assistiram a materiais audiovisuais da Cia. Jovem, como vídeos premiados pela APCA. A jovem Jéssica Ramalho, aluna da SPED, elogiou o trabalho da companhia. “São poucas as Prefeituras que oferecem esse tipo de apoio ao artista da Dança. É inspirador”, disse.
O diretor artístico Alex Soares celebrou a visita. “Esse tipo de encontro fortalece a rede da dança no Brasil e coloca a Cia. Jovem como referência. Muitos ex-integrantes hoje brilham em palcos nacionais e internacionais.”
A visita ao Espaço Expressa incluiu ainda um tour pelo complexo, com passagens pelo Museu dos Ferroviários, salas de ensaio de outros corpos artísticos, a Companhia de Teatro e a plataforma turística. No período da tarde, o grupo conheceu também o Centro Histórico de Jundiaí, incluindo o Teatro Polytheama e a Sala Glória Rocha.