A Defesa Civil de Jundiaí emitiu um alerta sobre a previsão de baixas temperaturas ao longo do mês de julho, que deve registrar médias entre 3°C e 4°C abaixo dos índices históricos. A combinação de tempo seco e entrada de massas de ar frio pode tornar este um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos.
Segundo os modelos climáticos da Defesa Civil Estadual, o mês será marcado por ausência de chuvas e umidade relativa do ar abaixo dos 30%, o que exige cuidados com a saúde, especialmente para idosos, crianças, pessoas com doenças respiratórias, em situação de rua e animais de estimação.
“É importante que todos estejam atentos aos efeitos das baixas temperaturas. Grupos vulneráveis são os mais afetados e precisam de proteção extra”, reforça o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.
Cuidados recomendados:
– Manter vacinas atualizadas (gripe e COVID-19);
– Agasalhar-se bem, com foco em gorros, luvas, meias e cachecóis;
– Consumir alimentos ricos em vitamina C e bebidas quentes;
– Beber água mesmo sem sentir sede, para evitar desidratação;
– Evitar ambientes fechados e com aglomerações;
– Praticar atividades físicas e buscar o sol da manhã para estimular a vitamina D.
Em caso de sintomas como febre persistente acima de 38°C por mais de dois dias ou outros sinais de agravamento, é recomendado buscar atendimento médico. A Defesa Civil segue monitorando o clima e pode ser acionada pelo telefone 199 em situações de emergência.