A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), realiza nesta semana um ciclo formativo para cerca de 300 estagiários de Pedagogia que atuam na rede municipal junto ao Departamento de Educação Inclusiva. As atividades ocorrem no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, em turmas nos períodos da manhã e tarde.
A iniciativa integra o programa Escola da Gente e tem como objetivo qualificar ainda mais o atendimento às crianças da rede. Segundo a gestora de Educação, Priscila Costa, a ação soma-se a outras medidas importantes, como o aumento do valor da bolsa, ampliação do número de vagas e a priorização de unidades escolares próximas à residência dos estagiários.
O ciclo de encontros contempla temas essenciais, como:
Rotinas e procedimentos no atendimento; Comunicação com as famílias; Autocuidados (alimentação, saúde e reflexo nas aprendizagens); Gerenciamento de comportamentos preventivos; Leitura do livro O Pinguim Azul, com a autora e mãe atípica Michelly Gassmann; Mudança de perspectiva para valorização das potencialidades da criança atípica.
Na próxima semana, a formação será realizada presencialmente para cerca de 180 profissionais de apoio e cuidadores da rede. Para os estagiários, a formação continua com atividades on-line e assíncronas, incluindo vídeos e propostas de leitura.
A abertura dos encontros contou com o Encantaê, programa de musicalização da UGE, que promoveu brincadeiras musicais com enfoque pedagógico. As músicas utilizadas estão disponíveis em uma playlist online para educadores da rede.