A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí já alcançou 50,49% de cobertura entre o público-alvo, com 58.418 doses aplicadas até o momento — índice superior ao registrado no mesmo período de 2024.
Entre os idosos, a adesão é de 56,09% (46.268 doses). Já entre crianças de até seis anos, a cobertura está em 38,19% (11.171 doses). O número ainda é mais baixo entre gestantes, com 24,65% (979 doses). Outros públicos também foram vacinados, totalizando 57.099 doses aplicadas.
A gestora da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dra. Márcia Facci, reforça a importância da imunização, especialmente nos grupos prioritários.
“A vacinação é fundamental para proteger não só quem recebe a dose, mas toda a comunidade. Neste ano, temos observado quadros mais graves de infecção, o que reforça ainda mais a necessidade de que crianças, idosos, gestantes e demais grupos prioritários procurem as UBSs para se vacinar”, destaca.
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira nas UBSs e Clínicas da Família, conforme o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada unidade. O imunizante oferecido pelo SUS é trivalente e protege contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
A vacinação está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. Para receber a dose, basta apresentar documento com CPF. No caso de crianças, é necessário levar também a carteirinha de vacinação.