A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Limpeza Pública (LIMPUB) da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), mantém 2 mil contêineres em diversos bairros da cidade para o descarte adequado de lixo orgânico. A iniciativa faz parte de um sistema de coleta mais eficiente, que organiza a destinação dos resíduos e combate o descarte irregular em vias públicas.
Os contêineres recebem o chamado lixo úmido — restos de alimentos, lixo de banheiro, fraldas, descartáveis e similares — que devem ser acondicionados em sacos plásticos e depositados nos pontos nos dias e horários definidos para cada região.
Segundo o diretor do LIMPUB, José Maria de Oliveira Jr, os contêineres contribuem para a organização urbana e aumentam a segurança tanto para a população quanto para os profissionais da coleta. “Eles ajudam a evitar acidentes, riscos de contaminação e o acúmulo de lixo em locais inadequados, além de tornar o processo de coleta mais ágil e eficiente”, afirma.
A coleta de lixo domiciliar em Jundiaí atende 100% do território, sendo realizada diretamente na porta dos imóveis com caminhões equipados para essa finalidade. José Maria também alerta que o descarte irregular de resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios é crime ambiental e traz prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente. “Esse tipo de prática pode gerar proliferação de doenças, atrair animais peçonhentos, causar entupimentos e contribuir para a degradação dos espaços urbanos.”
A população pode contribuir com uma cidade mais limpa e segura utilizando os contêineres corretamente e respeitando os horários da coleta convencional.