O Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Complexo Argos foi palco de uma grande celebração no último sábado (26), com a tradicional festa julina que reuniu mais de 200 idosos. Com dança, comidas típicas e muita interação, o evento reforçou a importância do espaço como ponto de encontro, convivência e acolhimento.
A atividade foi promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), e integra a programação regular dos CCIs do município. “Esse espaço é fundamental para fortalecer vínculos, combater o isolamento social e garantir mais qualidade de vida para as pessoas idosas”, destacou a gestora da UGADS, Luciane Mosca.
Mais que uma celebração, o evento foi marcado por histórias emocionantes, como a do senhor Dirceu, frequentador assíduo que conheceu sua atual companheira nas atividades do CCI. “Aqui é maravilhoso, é sagrado pra nós. É onde a gente se diverte, faz amizades e até começou nosso namoro”, contou.
A senhora Neusa Ferreira também compartilhou sua experiência: “Desde que fiquei viúva, esse lugar se tornou meu refúgio. Tenho amizades, me divirto e me sinto acolhida. Aqui eu me sinto viva.”
Segundo a coordenadora do CCI Argos, Maria Sueli Espanhol, o local vai além do lazer: “Todos os sábados, das 13h às 16h30, realizamos o tradicional baile, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade e proporciona um espaço de pertencimento.”
O trabalho dos CCIs de Jundiaí integra uma política pública que valoriza o envelhecimento ativo, a autonomia e a construção de vínculos afetivos e comunitários. A festa julina, mais do que um evento, demonstrou como a alegria pode ser parte do cuidado com a saúde e o bem-estar dos idosos.