publicidadespot_img
18.2 C
Jundiaí
terça-feira, 5 agosto, 2025

Adutora Paiva Castro impulsionará a expansão urbana

A construção da nova adutora Paiva Castro representa um marco para o crescimento de Várzea Paulista. A obra, além de ampliar significativamente a capacidade hídrica da cidade, irá transformar diretamente os rumos da urbanização e do desenvolvimento habitacional e industrial do município.

De acordo com a gestora de Urbanismo e Habitação, Karen Gabrieli Corsini, a nova estrutura garantirá segurança no abastecimento de água pelos próximos anos, eliminando riscos de racionamento e criando condições para a implantação de novos loteamentos e condomínios. “A adutora vai permitir a viabilização de planos urbanísticos voltados para bairros planejados, com uma oferta estável e segura de água para atender o crescimento populacional previsto para os próximos anos”, destaca.

A nova infraestrutura também abre caminho para a atração de novas indústrias, especialmente aquelas que dependem de grandes volumes de água em seus processos produtivos. “A disponibilidade robusta de água torna Várzea Paulista atrativa para empresas industriais, sobretudo com o avanço das conexões logísticas e ferroviárias que o município vem consolidando”, ressalta a gestora.

Além disso, Karen reforça que a adutora é um pilar fundamental para um crescimento ordenado e sustentável. A obra oferece as bases necessárias para uma urbanização organizada e resiliente, prevenindo ocupações irregulares e evitando a sobrecarga dos sistemas de abastecimento e saneamento. “Essa infraestrutura é essencial para garantir padrões adequados de saneamento e para alinhar o crescimento urbano com os planos de desenvolvimento do município”, conclui.

Adutora Paiva Castro

O Governo do Estado de São Paulo fez um investimento de R$ 170 milhões na construção de 25 quilômetros de adutora, que ligará a represa Paiva Castro, em Mairiporã até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Limpo Paulista, responsável também pelo abastecimento de Várzea Paulista. O projeto deve ser entregue em 2027.

De acordo com a Sabesp, a iniciativa está alinhada ao seu plano estratégico de antecipar as metas do Marco Legal do Saneamento, previsto para 2033. O objetivo é alcançar a universalização do acesso à água tratada e esgoto já em 2029, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para milhões de pessoas em todo o estado.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta