O Serviço de Atenção Domiciliar – Programa Melhor em Casa, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, promoveu uma sessão de cinema especial para pacientes acamados e seus familiares cuidadores. A ação integra as iniciativas do grupo “Cuidando de quem Cuida”, criado para oferecer suporte emocional e acolhimento a quem dedica sua rotina ao cuidado de outros.
A coordenadora do serviço, Andrea Dainese Manni Ribeiro, explica que o objetivo da atividade vai além da recreação. “Mais do que uma atividade recreativa, a saída proporcionou uma experiência coletiva de afeto, pertencimento e empatia. É uma estratégia de cuidado integral, que contempla o bem-estar emocional dos envolvidos, impactando positivamente a saúde mental dos cuidadores, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo a humanização do cuidado”, afirmou.
A sessão, promovida com apoio do Moviecom, da Unicargas e do Conselho da Pessoa com Deficiência, é um gesto de reconhecimento e valorização do papel dos cuidadores, frequentemente invisibilizados. “Cuidar de quem cuida é um gesto de empatia, reconhecimento e compromisso com a dignidade humana”, reforçou Andrea.
A iniciativa destaca o compromisso da Prefeitura com a promoção da saúde de forma ampliada, considerando aspectos emocionais e sociais no atendimento domiciliar de pacientes com mobilidade reduzida ou em condição de acamamento.