Apesar da expectativa de movimentar cerca de R$ 7,84 bilhões neste Dia dos Pais — um crescimento de 3,2% em relação ao ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio — a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) do Brasil está cautelosa. Uma pesquisa da Serasa Experian revelou que 63% das PMEs esperam estabilidade nas vendas durante a data, que é a quarta mais importante do varejo, atrás apenas de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Entre as empresas que preveem aumento nas vendas (36% dos entrevistados), a maioria pertence ao setor de Serviços (62,5%), seguidos por Atacado (10,2%) e Transportes (7,3%). Regionalmente, o Sudeste concentra 57,8% dos empreendedores otimistas, seguido por Nordeste e Sul, ambos com 14,6%.
A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, aponta o cenário macroeconômico como fator limitante: “Apesar de estímulos recentes, o crédito caro e a inadimplência elevada (47,8% da população adulta com dívidas) impactam negativamente o consumo.”
A análise também mostra que empresas com score PJ acima de 601 representam 37,5% das que esperam vender mais, enquanto empresas mais consolidadas (de 6 a 20 anos) estão mais confiantes.
Para Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, planejamento é essencial: “Criamos um calendário de datas comemorativas para ajudar empreendedores a entenderem quais períodos focar, otimizando suas estratégias de vendas.”
A pesquisa foi realizada em julho de 2025 com 368 empresas da base da Serasa Experian em todo o Brasil.