Parlamentares da oposição reagiram ontem (12) à declaração de Airton Vieira, juiz que auxiliou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na Corte entre 2018 e março de 2025, e relatou que o magistrado se intrometia em audiências de custódia.
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), afirmou que Moraes precisa sofrer impeachment e cobrou atitudes do Senado sobre o caso. O parlamentar aponta que o ministro protagoniza “uma onda de abusos”, contrariando a Lei.
“Mais uma vez fica comprovada a forma como Alexandre de Moraes interferia no trabalho até mesmo de seus auxiliares, contrariamente ao que diz a lei. As audiências de custodia precisariam acontecer em até 24 horas e houve quem ficasse mais de uma semana esperando para ser ouvido. E, mesmo assim, sem nenhuma esperança que fosse solta apesar de todos os abusos cometidos. Alexandre de Moraes precisa sofrer impeachment e se o Senado já tivesse tomado atitude, não estaríamos enfrentando até agora a onda de abusos que ele protagoniza”, disparou Van Hattem.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), destacou que nem os assessores do magistrado suportam a pressão de trabalhar com ele. “Moraes está ficando cada vez mais isolado. O juiz que o auxiliou reclama que Moraes se intrometia até mesmo nas audiências de custódia. Nem seus assessores suportam a pressão de trabalhar com ele”, escreveu Jordy em postagem nas redes sociais.
Na última sexta-feira (8), o ex-assessor-chefe da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, chamou o ministro de “tirano psicopata” e declarou que Moraes “amedontra e cala opositores com processos e procedimentos”.
Outro parlamentar que reagiu sobre a declaração de Airton Vieira foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG): “Se estava ruim até pra eles, imagina pra quem foi injustiçado”.
O juiz relatou que sofria um desgaste físico, emocional e psicológico intenso, provocado pela rotina no Supremo, e chegou a afirmar que estava “perdendo completamente a higidez mental”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi direto: “Ninguém aguenta Alexandre de Moraes”.
As informações são do Diário do Poder.