O Hospital Universitário de Jundiaí, ligado à Faculdade de Medicina de Jundiaí, tem inovado no cuidado com a saúde materno-infantil ao utilizar a laserterapia no tratamento de assaduras em recém-nascidos e traumas mamilares em mulheres que estão amamentando.
A técnica, aplicada por uma equipe de enfermagem especializada, já demonstrou resultados promissores. Desde a aquisição do equipamento, em maio de 2024, foram realizadas 134 sessões para tratamento de traumas mamilares e 55 intervenções em casos de assaduras.
A laserterapia atua na redução da dor, aceleração da cicatrização e diminuição da inflamação, proporcionando alívio para as mães e favorecendo a continuidade da amamentação com mais conforto. A tecnologia também pode ser utilizada em outros casos, como feridas em geral, queimaduras, dermatites e até mesmo estomatites.
Para a enfermeira especialista Leslie Zonho, o uso do laser é somente uma parte do cuidado necessário. “A combinação entre a laserterapia e o manejo adequado da amamentação é essencial. Muitas vezes é preciso corrigir a pega do bebê para que o problema não volte a acontecer”, afirma.
O Hospital reforça que a laserterapia só deve ser realizada com acompanhamento profissional, após avaliação individual de cada paciente. O atendimento é gratuito e direcionado às mães e bebês assistidos pela unidade.