A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realizou na última terça-feira (09) a primeira edição do programa “Emprego da Gente nos Bairros”, no bairro da Colônia, em frente ao CECE Romão de Souza. A ação, que contou com a unidade móvel em parceria com a TVTEC, reuniu 145 participantes e resultou em 239 cadastros em processos seletivos.
As empresas participantes foram Mercado Livre, Leroy Merlin e Boa, todas instaladas na região, oferecendo aos candidatos a oportunidade de se inscrever sem precisar se deslocar para outros pontos da cidade.
A dona de casa Rosemary Lutz, moradora no bairro, destacou a praticidade:
“Esse tipo de ação deveria ter sempre, porque tem muita gente em busca de emprego. E vir até o bairro facilita muito. Trabalhar perto de casa é mais fácil, sem depender de condução.”
A moradora do Jardim Tarumã, Raiane Letícia, também aprovou a iniciativa:
“Essa é uma chance de se cadastrar em empresas do bairro. Vou me inscrever nas três empresas para ver o que se adequa melhor à minha rotina, já que tenho uma filha pequena.”
Já a recém-formada em Marketing, Luana Haddad, viu no programa a chance de conquistar espaço no mercado:
“Todos nós merecemos uma oportunidade de emprego. Trabalhar traz autonomia e faz a gente se sentir importante. Eu vim porque acredito que posso conseguir e quero fazer tudo com dedicação.”
Para a diretora de Fomento ao Comércio e Serviços, Cida Gibrail, o programa reforça o papel do município em facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho.
“O ‘Emprego da Gente nos Bairros’ é uma inovação que coloca as pessoas em primeiro lugar. Estamos levando o serviço até onde elas estão, para que ninguém fique de fora das oportunidades.”
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, também ressaltou o impacto social:
“Nosso objetivo é facilitar o acesso a vagas de emprego de forma acessível e sem burocracia, especialmente para a população mais vulnerável.”
A próxima edição já está marcada: dia 23 de outubro, no bairro Rio Acima. A proposta é que o programa aconteça mensalmente, aproximando empresas com vagas abertas da população em busca de trabalho.