publicidadespot_img
23 C
Jundiaí
sexta-feira, 12 setembro, 2025

Várzea é a 1ª cidade a lançar habitação com tecnologia inédita

Várzea Paulista inicia um marco na construção habitacional: a cidade será a primeira da do país a erguer prédios de quatro pavimentos com tecnologia em “Light Steel Frame”. O empreendimento, composto por 66 apartamentos divididos em duas torres, será destinado preferencialmente às famílias atingidas pelo deslizamento ocorrido em dezembro de 2024, na Vila Real, divisa com Jundiaí (Ivoturucaia).

O anúncio da obra ocorreu ontem (11), no auditório da Praça CEU, com a presença do prefeito Rodolfo Braga, gestores municipais e executivos, representantes das empresas responsáveis pela execução e CDHU. As obras começam já na próxima semana, com previsão de entrega em setembro de 2026.

O empreendimento de Várzea Paulista também ganha destaque pelo pioneirismo: será o primeiro prédio do Brasil a utilizar a tecnologia Light Steel Frame em quatro pavimentos. Em outras cidades do Brasil, a construção nessa modalidade é feita em até três andares apenas. Segundo Marcelo Zanini, diretor da empresa MChecon, fora do país essa estrutura só é permitida em edificações de até seis andares, o que reforça a inovação técnica do projeto brasileiro.

Zanini ressaltou ainda que o uso do sistema construtivo em aço, conhecido como Light Steel Frame, representa uma revolução no tempo e na qualidade da entrega. “Enquanto os empreendimentos convencionais levam três anos para ficarem prontos, esse modelo possibilita a construção em até um ano. É sustentável, não gera resíduos na base civil, consome menos água e facilita a manutenção predial no futuro”, explica.

As paredes também oferecem isolamento térmico, mantendo a temperatura interna mais estável — um diferencial importante em regiões de calor intenso.

O conjunto habitacional terá área de lazer, playground, estacionamento para moradores e visitantes, hall de convivência, além de infraestrutura preparada para receber elevador e geração de energia solar. Todos os apartamentos terão 44m², divididos em dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. A medição de água, energia e gás será individualizada.

No entorno do empreendimento, a Prefeitura vai fazer a compensação ambiental com o plantio de mais de 500 árvores, preservando o equilíbrio ecológico da região.

Etapas da obra

Com o início já na próxima semana, nesta primeira etapa será feita a limpeza da área e topografia. A terraplanagem será concluída logo na sequência. Posteriormente, começa a execução da infraestrutura, que já conta com todos os projetos executivos aprovados.

Em seguida, inicia-se os levantamentos das torres em Light Steel Frame – previsto já para o início de 2026. A expectativa é de que a entrega final seja feita em 10 meses, com a primeira fase em abril de 2026 e conclusão no segundo semestre do mesmo ano.

O empreendimento é fruto do convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta