O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) conquistou um marco inédito no Brasil: tornou-se o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do país a se tornar signatário do Principles for Responsible Investment (PRI), iniciativa apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne investidores de todo o mundo comprometidos com práticas de gestão responsáveis.
Com a adesão, o Instituto passa a aplicar os princípios do PRI na administração do fundo patrimonial e dos ativos financeiros, além de integrar uma rede internacional com mais de 5.300 signatários — sendo 119 no Brasil. A logomarca da rede também será incorporada ao site do IPREJUN, simbolizando o compromisso com sustentabilidade e governança.
Criado em 2006, o PRI é considerado a principal rede global de investidores que seguem critérios ESG (ambientais, sociais e de governança), promovendo a adoção de práticas responsáveis e oferecendo capacitações e trocas de experiências entre os membros.
A entrada do IPREJUN só foi possível após uma análise criteriosa, que avaliou informações sobre investimentos, práticas sustentáveis, estratégia de longo prazo e compromissos formais da instituição.
A diretora-presidente do Instituto, Claudia George Musseli Cezar, comemorou a conquista. “Estamos muito felizes em fazer parte dessa rede global. O IPREJUN tem consciência do seu papel social e da responsabilidade que possui com os segurados e a sociedade. Ao nos tornarmos signatários do PRI, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, o investimento responsável e a boa governança, sempre visando o bem-estar coletivo e a perenidade do nosso fundo previdenciário.”