O Hospital Universitário de Jundiaí comemora amanhã (3) seus 22 anos de história, consolidado como referência em alta complexidade materno-infantil para Jundiaí e região. Com 136 leitos, o HU é também um polo de ensino e pesquisa, reconhecido pela excelência no atendimento humanizado e pela qualidade assistencial, certificada pelo selo nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Acreditado com Excelência.
Somente em 2024, os números impressionam: 33 mil atendimentos no Pronto-Socorro Infantil (PSI), 29 mil no Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, taxa de ocupação de 91%, mais de 10 mil internações, 3.500 procedimentos cirúrgicos e 3.180 partos realizados. O hospital funciona 24 horas, com o trabalho de 480 médicos, 674 profissionais da saúde e 170 residentes.
As comemorações dos 22 anos começam hoje (2) com o “Dog Show”. Amanhã, data oficial do aniversário, um padre percorrerá os setores levando bênçãos a pacientes e colaboradores. Para marcar a data, os funcionários receberão um café da manhã especial, além de um almoço decorado e um mimo em agradecimento ao trabalho dedicado em uma rotina de cuidados ininterruptos.
Ao longo dos anos, as equipes de enfermagem e multiprofissional do HU desenvolveram diversas ações de humanização que marcaram a rotina do hospital: visitas mensais dos cães da Guarda Municipal e da cadela Monalisa; lembranças afetivas, como fotos com a placenta estilizada e as “touquinhas do amor”; além do trabalho de fotógrafos voluntários que registram momentos especiais das futuras mamães e papais. Atualmente, o voluntariado do hospital conta com 15 grupos atuantes. Entre os colaboradores, há trajetórias inspiradoras, como a de Cibele Etrl, que está no HU desde sua inauguração e tornou-se referência para colegas e novas gerações de profissionais.
Atento às necessidades da comunidade, o hospital está em reforma para ampliar e modernizar sua estrutura, com destaque para o novo Pronto-Socorro, a criação de um Centro Cirúrgico com seis salas (duas exclusivas para partos normais) e a readequação das unidades de internação. Outras iniciativas mostram a responsabilidade social e ambiental, como projetos de sustentabilidade com placas solares, iluminação em LED e separação de resíduos, além dos selos Hospital Amigo da Criança e Amigo do Meio Ambiente.
O Banco de Leite Humano, um dos maiores do estado, já beneficiou 15 mil bebês em 2024, conta com 9.700 doadoras cadastradas e somam 117 mil atendimentos, promovendo também encontros quinzenais de gestantes.