A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, continua neste sábado (11) a vacinação casa a casa contra a febre amarela. A ação será realizada na região do Caxambu, das 8h às 16h, com equipes devidamente identificadas e acompanhadas por veículos oficiais.
Além da aplicação das doses, os agentes farão a avaliação das carteirinhas de vacinação e orientações aos moradores sobre a importância da prevenção. A estratégia descentralizada faz parte das medidas de controle e combate à febre amarela, especialmente nas áreas rurais de maior risco de transmissão.
Neste ano, o município já registrou dois casos da doença, sendo um óbito. A vacina é a principal forma de prevenção, protegendo contra o vírus transmitido por mosquitos infectados, que pode causar febre, dor de cabeça e icterícia (pele e olhos amarelados), podendo evoluir para casos graves.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, a iniciativa é essencial para garantir proteção às comunidades rurais:
“A busca ativa de não vacinados em áreas rurais é fundamental para proteger a população em risco e ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre aqueles que não têm acesso frequente às UBSs. Com isso, evitamos a propagação do vírus para as áreas urbanas”, explicou.
Quem pode se vacinar
O esquema vacinal é de dose única para pessoas a partir de 5 anos. Já as crianças entre 9 meses e 4 anos devem receber duas doses — a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos — conforme recomendação do Ministério da Saúde desde 2020.
Durante a semana, o imunizante também está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, conforme o horário de funcionamento das salas de vacinação.