As mães integrantes do Clube de Mães Atípicas de Jundiaí participaram de um encontro especial na Sala de Descompressão da Escola de Gestão Pública (EGP). A ação foi realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Funss) e teve como tema “Luto e perda”, proporcionando um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências.
Com o propósito de cuidar de quem cuida, a atividade reuniu algumas mães em ambiente preparado para o alívio do estresse e fortalecimento da saúde emocional. O momento terapêutico contou ainda com a presença da labradora Kaica Maria, parceira de trabalho da psicóloga Fabiane Munhoz, que atua com Intervenção assistida por animais. “Ter pausas e fundamental para a saúde mental e a gente esquece de dar essas pausas, pelo esquecimento do dia a dia, da rotina puxada. Então precisamos olhar pra nós mesmas com mais frequência”, reforça a profissional.
A mãe atípica Luciana Cristina do Amaral garante que ter esse espaço e um momento de autocuidado foi enriquecedor. “Muitas vezes a gente divide histórias e dificuldades parecidas, mas não temos tempo de falar ou até mesmo quem escute. Aqui é um lugar para isso”.
“A proposta foi criar um espaço seguro para que essas mães pudessem compartilhar suas dores, suas superações e se reconhecer umas nas outras. O tema ‘luto e perda’ é delicado, mas necessário — e vimos o quanto o acolhimento em grupo pode transformar”, destacou Flávia Pessoa, coordenadora do Clube de Mães Atípicas de Jundiaí.
O próximo encontro da Sala de Descompressão com as Mães Atípicas acontece dia 11 de novembro, das 9h às 11h, na EGP. As inscrições gratuitas já estão abertas: https://forms.gle/Cjs6HTrqgqaf15qv9.
O Clube de Mães Atípicas de Jundiaí segue promovendo encontros, rodas de conversa e parcerias que ampliam a rede de apoio emocional e social das famílias envolvidas. Para se manter atualizado(a) sobre os próximos eventos do projeto, acesse a comunidade do Whatsapp pelo link https://chat.whatsapp.com/H1ysg7VCSw2Ck4e6zIF6S2.




