A Prefeitura de Jundiaí lançou oficialmente a Câmara Temática “Girassol”, iniciativa voltada exclusivamente à participação de crianças com deficiência e neurodivergentes na construção e acompanhamento de políticas públicas de inclusão.
A Câmara Temática “Girassol” integra o Comitê das Crianças e será dedicada exclusivamente à discussão de temas ligados à inclusão, acessibilidade e participação social de crianças com deficiência. Ela será coordenada pela Educação e Cultura, em parceria com o Clube de Mães Atípicas e com a Assessoria da Pessoa com Deficiência.
As crianças irão acompanhar projetos existentes e serão escutadas permanentemente, garantindo protagonismo às infâncias atípicas. Flávia Pessoa, diretora do Departamento de Apoio aos Conselhos e coordenadora do Clube de Mães Atípicas, explicou: “As crianças vão colaborar com ideias e participar do desenvolvimento de projetos já existentes. Cada equipamento público terá um Espaço-Girassol, pensado com a contribuição direta delas.”
O prefeito Gustavo Martinelli ressaltou a importância da criação da Câmara e o compromisso da gestão com a escuta ativa das crianças. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Martinelli, destacou o papel das crianças na construção de uma cidade mais inclusiva.




