publicidadespot_img
23.6 C
Jundiaí
terça-feira, 2 dezembro, 2025

Dengue: soldados vão percorrer 7 bairros a partir de hoje

Nesta terça (2) e quarta-feira (3), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), com apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12º GAAAe) Barão de Jundiahy, realiza mais uma campanha “Xô Dengue”, para sensibilização e mobilização da sociedade contra o Aedes aegypti. Entre 8h30 e 11h30, as equipes vão visitar mais de 1,5 mil imóveis dos bairros Alvorada, Centro, Hortolândia, Jardim do Lago, Novo Horizonte, Tamoio e Tulipas.

Além da dengue, o Aedes aegypti é vetor também da chikungunya, da Zika e da febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses. A campanha da Prefeitura de Jundiaí em parceria com o Exército ocorre na estação mais propícia para a proliferação do mosquito, que põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.

Apesar de possuir um ciclo de vida de apenas 45 dias, uma fêmea pode colocar até 450 ovos. Dentro de uma residência, ela é capaz de picar até cinco pessoas no mesmo período alimentar.

Jundiaí registra, segundo a última atualização do boletim de arboviroses, em 29 de novembro, com 7.676 casos confirmados de dengue. Desses, 3 evoluíram para óbito. Os 2 casos de chikungunya confirmados foram importados, ou seja, não contraídos no município. Não há registro de Zika.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta