publicidadespot_img
28.7 C
Jundiaí
terça-feira, 13 janeiro, 2026

UBS Corrupira inicia grupo a quem quer parar de fumar

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira dá início hoje (13) a um grupo do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT). A participação é gratuita e aberta a qualquer munícipe que deseje parar de fumar, contando com apoio, orientação e acompanhamento por meio de encontros presenciais na unidade.

Realizada pela equipe multiprofissional da unidade, a iniciativa é uma descentralização da rotina de atendimentos do PAIT, programa consolidado desde 2007 no controle do tabagismo em Jundiaí. Os encontros na UBS seguirão o mesmo molde: ações coletivas e individualizadas com foco no acolhimento integral do indivíduo que apresenta vício em nicotina.

“O tabagismo é um vício físico, psicológico e comportamental, muitas vezes relacionado ao alívio da ansiedade e da depressão. Por esse motivo, de acordo com o nível de dependência, é preciso um acompanhamento do fumante em sua totalidade”, explica o cardiologista Carlos Costa, coordenador médico do programa.

Quando necessário, o participante poderá receber medicações para complementar o tratamento, principalmente nas primeiras semanas sem cigarro, quando o organismo sofre com a abstinência da nicotina. “Os medicamentos são importantes para amenizar os efeitos causados por ela, que é uma droga potente”, acrescenta o médico.

Além do cigarro tradicional, os encontros também são abertos a quem tem dependência em cigarros eletrônicos, que têm se popularizado bastante entre jovens e adultos pelo seu fácil acesso e apresentam, muitas vezes, uma absorção ainda maior de nicotina.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta