Em mais um encontro entre profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde e representantes do A.C Camargo Cancer Center, na sede da Prefeitura de Jundiaí, o hospital apresentou o relatório que fecha um dos principais ciclos da parceria estratégica Programa Missão A.C. Camargo, que traz a expertise do hospital para aprimorar todo o processo de tratamento de câncer.
Foi apresentado o mapeamento completo sobre o perfil da população jundiaiense e o cenário epidemiológico do município, dados que servem de base para estruturar ações futuras. Entre os indicadores positivos apontados, Jundiaí apresenta, hoje, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,823, nível de alfabetização de 98% e renda média de R$ 4.000, valores superiores às médias estadual e nacional. Também observou-se, na Atenção Primária à Saúde, crescimento contínuo da cobertura de 46,3% em 2021 para 65,2% em 2025, além de uma taxa de 63% da população beneficiária de convênios médicos particulares, porcentagem 8,7% maior em comparação com 2020.
No entanto, os segmentos dependentes exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e o crescente envelhecimento populacional reforçam a importância do fortalecimento das políticas voltadas à equidade e ao aprimoramento do cuidado.
Daiane Arruda Saraiva, enfermeira e coordenadora de projetos temáticos do A.C. Camargo, também reforçou o potencial da parceria. “Jundiaí já tem uma rede bem estabelecida na oncologia, a Prefeitura está muito preparada e engajada nessa missão, para que a pessoa com câncer do município tenha o melhor atendimento possível.”
Garantindo confiabilidade para os indicadores, todos os dados foram coletados a partir do cruzamento de múltiplas fontes: DataSUS, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Nacional de Saúde (ANS), além de informações de um relatório da Atenção Primária municipal e entrevistas com gestores, profissionais de saúde e representantes da rede municipal.
Próximas ações
O documento reúne propostas de ações estruturantes para aprimorar a rede oncológica a curto e médio prazo no município, com foco na continuidade do cuidado do paciente, no encaminhamento adequado ao nível assistencial correto e no acompanhamento integral da jornada do usuário.
Somando-se às políticas públicas propostas pela parceria, Jundiaí também receberá, em breve, um acelerador linear para o tratamento de câncer. O aparelho, adquirido pelo Hospital São Vicente por meio do Ministério da Saúde, é uma versão mais avançada e moderna do maquinário hoje disponível, e comprovadamente reduz o número de sessões, podendo passar de 30 para somente nove.




