A Secretaria de Promoção da Saúde de Jundiaí iniciou ontem (10) a aplicação da nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O município recebeu as doses na última sexta-feira (6) e começou a distribuição para os centros de saúde na segunda (9).
Nessa primeira etapa da vacinação, que integra a campanha do Programa Nacional de Imunizações, o imunizante é destinado exclusivamente aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde do município. A estratégia inclui médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e também trabalhadores administrativos, como recepcionistas, seguranças, equipes de limpeza e auxiliares.
Diversos profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) foram à UBS Vila Rio Branco para se vacinar. Roseli Aparecida Silva, agente de combate a endemias, foi uma das trabalhadoras a se proteger. “Essa vacina é um privilégio para o nosso país, e ela será uma grande aliada para que tenhamos bons resultados na saúde pública”, disse. “Este é um primeiro passo importante para diminuir a transmissão da dengue, o que não substitui os cuidados contra os criadouros nas casas”, acrescenta Gabriela Souza, também agente de combate a endemias.
Jundiaí iniciou em 2024 a aplicação da vacina contra a dengue voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Desde então, foram aplicadas mais de 15 mil doses no público-alvo. Os imunizantes estão disponíveis, para essa faixa etária, também em todas as UBSs e Clínicas da Família, mediante horário de funcionamento de cada unidade.




