publicidadespot_img
17.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 28 agosto, 2026

Defesa Civil alerta para onda de calor e risco elevado de incêndios

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para uma onda de calor provocada pela atuação de uma massa de ar quente sobre o território paulista, entre amanhã (28) e segunda-feira (31). Esse cenário deverá favorecer temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em praticamente todo o Estado, com condições mais críticas previstas para as regiões norte e noroeste.

 Nessas áreas, as temperaturas máximas poderão se aproximar dos 40°C, enquanto a umidade relativa do ar poderá atingir valores inferiores a 12% nos períodos mais quentes do dia, principalmente durante as tardes.

 Nas demais regiões, as temperaturas deverão variar entre 30°C e 35°C, com índices de umidade próximos ou abaixo dos 20%.

 A combinação de calor intenso, baixa umidade e persistência do tempo seco poderá provocar forte sensação de calor, aumentar o desconforto térmico e intensificar o ressecamento do ambiente.

 A persistência dessas condições também favorece o ressecamento da vegetação, elevando significativamente o risco de queimadas e contribuindo para a rápida propagação de incêndios florestais.

 De acordo com a intensidade do calor, as regiões do Estado podem apresentar os seguintes níveis de atenção:

 •Vermelho: temperaturas máximas mais de 5°C acima da média;

•Laranja: temperaturas máximas até 5°C acima da média.

Orientações à população

 Durante o período, a Defesa Civil recomenda manter a hidratação, umidificar os ambientes sempre que possível, evitar exposição prolongada ao sol e atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia. Também é importante manter os ambientes ventilados e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais.

 Para prevenir queimadas e incêndios, a orientação é não utilizar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo ou resíduos e não descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou em áreas de vegetação seca.

 A população deve redobrar a atenção, especialmente em áreas rurais e locais com vegetação ressecada.

 Ao identificar fumaça ou um princípio de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil, pelo 199. Acompanhe os alertas e as dicas de prevenção no perfil oficial da Defesa Civil do Estado de São Paulo, @defesacivilsp.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta