O tradicional Desfile pelo Dia da Independência do Brasil – 7 de setembro será no sábado (5) no Parque Luís Latorre. A mudança atende a pedido da comissão organizadora, que acredita que acontecendo no sábado vai reunir número maior de pessoas, tanto desfilando quanto assistindo ao evento.
A ideia foi sugerida à comissão pelo chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Itatiba, subtenente Leandro José Beckenkamp. “Em Itatiba temos uma situação diferente, pois o feriado de 7 de setembro prolonga-se até 8 de setembro, que é o Dia da Padroeira da cidade. Por conta disso, muitas famílias viajam e desde o ano passado, quando eu me mudei para cidade, diversas pessoas me procuraram sugerindo que o desfile fosse ou no início ou no fim do feriado prolongado”, explica ele.
A mudança, além de agregar mais público, tornou possível a participação de outros quartéis, como o de Jundiaí, o de Amparo e o de Bragança Paulista, no Desfile. “Nosso objetivo é dar maior projeção ao desfile, enaltecendo a data. Destaco que a alteração da data não fere o civismo e a honra à Pátria”, completa Bekenkamp.
O Desfile da Independência terá início às 9h com a abertura oficial e o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Corporação Musical Santa Cecília. Haverá, ainda, o canto dos Hinos da Independência e Municipal, que também será tocado pela Banda Santa Cecília.
Em seguida, tem início o pronunciamento das autoridades. Finalizada a abertura oficial, começa o Desfile que contará com as seguintes participações: 12º GAC de Jundiaí, Tiro de Guerra de Itatiba, Tiro de Guerra de Amparo, Tiro de Guerra de Bragança Paulista, Atiradores Mirins de Itatiba, Alunos da APAE, Atletas da Terceira Idade, Corporação Musical Santa Cecília, Grêmios Estudantis, Alunos do Projeto ‘Mais que Esporte! Educação’, Atletas das Escolinhas de Esportes da Prefeitura, Fanfarra Municipal, Jovens da Unijadi, Bombeiros Mirim e Juvenil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Entre 9h e 12h haverá brinquedos infláveis para as crianças no Parque.





